
O GRUPO
De um ‘circo’ de um palhaço e de uma homenagem a um conto de Guimarães Rosa, nasceu o Circo Miudinho. Com mais de 12 anos de histórias, o grupo faz pesquisas e produções focado na linguagem do palhaço, do circo, do teatro de rua e nas mais diversas manifestações culturais populares brasileiras. O grupo participa durante todos esses anos de diversos projetos mantendo parcerias com produtores, artistas e redes colaborativas, principalmente o Coletivo de Palhaços (MG), e também diretamente com as Comunidades locais por onde passa.
O Circo Miudinho tem como premissa a pesquisa dos clássicos do picadeiro e a intenção de reviver as cantigas de roda e brincadeiras de criança que estão por ai perdidas; versos de cartola, paspalhices, cantigas, causos com o único fim: o riso. Ria sempre. Rio.
O riso, como uma necessidade nata do ser humano, sempre foi cultivado na história do mundo em todos os povos e lugares: das cortes européias aos impérios do oriente, nos dramas de Shakespeare, sob lonas circenses itinerantes pelo mundo e, atualmente, também em todos os meios de comunicação.